quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vinte e quatro (24)

A humanidade. O número raiz do presente estado de evolução humana. O número de Adão. O número da iniciação: assinala o fim de uma fase de desenvolvimento espiritual e o início de outra fase superior. As 9 esferas celestes e os 9 espíritos elevados que as governam. O ilimitado. Os 9 orifícios do corpo humano. Os 9 meses da gravidez. O número dos ciclos humanos temporais na Terra.

Nove é o último número simples.

Na China é um número que significa longevidade e também tem o significado de uma conclusão perfeita. A pronúncia do número nove ("jiu") é a mesma de "durar bastante" e por isso um bom perságio. No entanto os japoneses consideram-no um mau presságio porque 九 (nove), o algarismo kunrei ku é fonéticamente semelhante a caos/azar.

Os Egípcios diziam ser o 9 a montanha do sol. Jesus expirou na nona hora. Vishinu reencarnou 9 vezes. Na mitologia dos Mayas, a Deusa Nove é a Deusa da Lua Cheia. Para eles, este número é tão importante na magia quanto na medicina. No Panteon Asteca, há 9 divindades nocturnas condenadas pelo Deus dos infernos. Para este povo, o 9 simboliza as coisas terrestres e nocturnas. Ele é tão terrível quanto o treze é para os ocidentais. Noite, morte, falta de sorte, eis o 9. Para a maioria das cosmogonias indígenas, há 9 mundos subterrâneos. Toth, a serpente que rege o nono dia, rege igualmente o décimo terceiro. Para o esoterismo islâmico, descer os 9 degraus sem cair, significa ter dominado os 9 sentidos. É também o número que corresponde às 9 aberturas do homem, e por isso, às suas vias de comunicação com o mundo. Um rei Asteca construíu um templo com 9 andares como os 9 Céus ou como as 9 Etapas que a alma deveria percorrer para conseguir o repouso eterno. Na mitologia centro-americana, o 9 simboliza os 9 céus sobre os quais gravita o sol. Por outro lado, como já foi dito, o 9 é o número Sagrado da Deusa Lua. Nos escritos Homéricos, o 9 tem um valor ritual. Latona sofreu 9 noites e 9 dias as dores do parto. Durante 9 dias, Deméter andou pelo mundo procurando a sua filha Perséfones. Zeus teve em 9 noites de amor, 9 musas. Os Anjos estão classificados em 9 categorias, divididas em três tríades (o máximo da perfeição relativa, pois a absoluta só Deus a possui).

Assim, o 9 representa o coroamento dos esforços, o término de uma criação, sendo por isso a medida das buscas proveitosas.

Os Magos e antigos Feiticeiros consideram-no também como indicador das estações, podendo inclusive medí-las, determiná-las. 9 são os nós dos bambus Tauístas. Este número é a base da maior parte das cerimônias Tauístas do templo dos Han. O Tao-Te-King tem 81 capítulos, ou seja, 9 multiplicado por 9 e para completar, 8 mais 1, soma 9. O Trono Imperial Chinês tem 9 degraus e 9 portas que o separam do mundo exterior, porque o Microcosmo é feito à semelhança do Céu. Aos 9 Céus, opõem-se as 9 Fontes que são as Moradas dos Mortos. O Céu Chinês tem 9 planícies e 9.999 cantos. Os Céus Budistas também são 9. 9 foram as regiões de onde os 9 pastores trouxeram o metal para a fundição dos 9 caldeirões. 9 noites e 9 dias é o tempo que separa o Céu da Terra e esta do Inferno. Sendo o 9 o último número da série dos algarismos, significa um fim e um recomeço como bem o compreenderam as diversas culturas.

Segundo Dante, na Divina Comédia, existem «9 círculos do inferno e 9 esferas de céu»; os rituais Budistas normalmente envolvem 9 monjes; os primeiros 9 meses do mês Hebreu de Av que nos leva ao nono dia que foi o dia da destruição de ambos os templos de Jerusalém. E os maçons atribuem ao 9 um carácter divino.

O nove é o número do karma, da retrospecção inevitável. Da homogeneização no Todo da heterogeneidade de Tudo.

A esta hora... Neste dia... 24 anos atrás.
E quando a data de hoje se voltar a repetir (09/09/09) já nenhum de nós por cá anda.

2 comentários:

a disse...

É o teu dia?

Temos de cantar os parabéns à Caramela?

Caramela disse...

a,
Acertaste! É verdade. E este ano um dia especial que não é sempre que os 9 se repetem como este ano. ;)