terça-feira, 17 de março de 2009

Voltamos à escolinha

Já chateia, mas vamos lá tentar outra vez...

Casamento/Matrimónio é um sacramento religioso. Vem da Igreja e é regido por ela e as suas "leis"/doutrinas e realmente pressupõem e apenas aceita que este seja entre um homem e uma mulher. Bom para eles!
Casamento civil é a "opção" dada pelo Estado a esse mesmo sacramento religioso (o matrimónio). É regido pelo Estado e as suas leis e não se relaciona, porque não pode nem deve, com o casamento religioso num Estado que é (ou pelo menos se quer) laico.E é deste último -o casamento civil- que se está a falar quando se fala de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Por isso não me venham cá com conversa de "encher pneus" sobre a história do casamento já ter séculos de existência porque o que estão a falar é de matrimónio. Não misturemos alhos com bugalhos.

Difícil? Então agora que estes conceitozinhos estão claros, vamos lá tentar um outro exercício... Este já é mais dificil. Preparados? Vamos lá.

Para quem é contra porque não percebe porque raio é que os homossexuais se querem casar ou ter acesso ao casamento civil, porque vocês não o querem, pensem comigo...
Vocês não querem casar, mas se quisessem podiam (desde que seja com alguém do sexo oposto, está claro). Vocês não querem [Porreiro para vocês!], mas puderam escolher. Tiveram liberdade de escolha.
Já eu e muit@s outr@s, querendo ou não casar, não o podemos fazer. Não temos liberdade de escolha. Ou escolhemos não casar ou escolhemos não casar.

Entendido ou continua difícil?

Sem comentários: