terça-feira, 9 de junho de 2009

Turista



Há pessoas que já me ouviram dizer que gosto muito de Lisboa e que tenho saudades de por lá viver...

Por exemplo ontem, um dia chuvoso...
Demorei hora e meia a entrar em Lisboa. Trânsito na 25 de Abril. Buzinadelas, chico espertices e demais correrias. Acidentes e mais acidentes. Extrema dificuldade em arranjar um lugar de estacionamento. E por milagre não chegar atrasada.

Chamem-me o que quiserem, mas depois de 6 anos habituada ao trânsito de Faro, em que a hora de ponta consiste em 15, 20 minutos no máximo, de pára-arranca, hora e meia do mesmo é castigo e extremamente stressante.

Estou mal habituada? De certeza que sim. Mas acho que não trocava a relativa calma do Algarve [menos no Verão] e das viagens diárias pela N125, pela loucura de Lisboa.
Definitivamente não. Não tenho saudades disso. E ontem serviu para me relembrar que não tenho a mínima vontade de retomar esses stresses matinais e de final de tarde.

Não me levem a mal... Gosto de Lisboa. E tenho saudades da vida por lá. Mas não gosto da parte lisboeta em mim [stressada].

A verdade é que o que gosto em Lisboa é de a ir visitando e por lá ser turista. Aí sim, aprecio e aproveito a cidade. E é do ponto de vista de uma turista que tenho saudades de Lisboa, porque é mágica. Como habitante, stresso demasiado.

Nasci e vivi como lisboeta. Agora... Sou turista.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou como tu. Amo Lisboa em Agosto: vazia e como turista. Voltar a nela viver... muitooo dificilmente! :)
Beijo

Caramela disse...

Orquídea,
Haja alguém que me compreende! :P Também amo Lisboa em Agosto. É por isso que quando chega o Verão e vem toda a gente para o Algarve, eu fujo para Lisboa. ;)
Confesso, sou do contra. lol!
Bjs

Pipoka disse...

Nem de Verão nem de Inverno! Lisboa jamais! Blec!

Caramela disse...

Pipoka,
Oh afilhada... Mas tu és algarvia/farense desde nascença! Pois claro que para ti Lisboa jamais. :P